08/08/2012

[Review] "Burlesque" by Christina Aguilera

4 Comentários

Christina Aguilera deve ser provavelmente a única a conseguir ir back to basics e fazê-lo excelentemente. A cantora fê-lo com o seu álbum “Back To Basics”, e voltou a fazer com a banda sonora de “Burlesque”. Agora deixem-me escrever um pouco sobre este álbum, que tem um arranjo musical excepcional, e a produção é do mais alto nível. Neste álbum a diva Aguilera além de entregar os seus vocais a 8 das 10 faixas, compôs algumas e desempenhou o papel de produtora de vocais e arranjo dos mesmos. Apesar da sonoridade não se parecer com nada com a música comercial dos dias de hoje, os compositores e produtores são bem actuais, como C. “Tricky” Stewart, Sia, Claude Kelly, Linda Perry, Ester Dean, entre outros.

Something’s Got A Hold On Me” é a faixa que abre o álbum, uma faixa original de Etta James e serve apenas como aperitivo do que se vai seguir. O instrumental é essencialmente marcado pelo instrumento de percussão, um tambor, a marcar o compasso e a voz de Aguilera.

Welcome To Burlesque”, na qual Cher é a vocalista, possuí de longe o instrumental mais genial de todo o álbum, cuja produção ficou a cargo de Mattew Gerrard (“Breakaway”). A faixa é essencialmente composta pelo som imperial de um contrabaixo, que é extremamente grave, com o som agudíssimo de um violino. Os sopros são inseridos quase no fim da faixa. Esta combinação faz soar um tango.

Tough Love” é uma faixa de rock n’ roll puro, conjugando os clarinetes com a percussão e as teclas. Na verdade esta faixa lembra muito o seu álbum “Back To Basics”, este era o rock n’ rol de Elvis.

But I Am A Good Girl” é uma das minhas favoritas, além de ser uma música totalmente Marilyn Monroe e com um grande espirito burlesco, recorre essencialmente a sopros e a pratos no refrão. Os sopros e os pratos são instrumentos muito estridentes, mas toda a barulheira junta tornou a faixa sensual e misteriosa.

Guy What Takes His Time” começa a tocar e a primeira coisa que me passa pela cabeça é um filme a preto e branco, nesta faixa Christina foi mesmo às origens lembrando os sons de blues.

Express” é totalmente Aguilera, talvez o facto de ela ter sido uma das compositoras lhe dê um toque pessoal. É uma faixa muito atrevida e com um som que pode facilmente ser considerado mais contemporâneo.

You Haven’t Seen The Last Of Me” é uma balada, à qual Cher empresta os seus vocais. A compositora foi Diana Warren, responsável por várias baladas como “Because You Love Me” e “Un-Break My Heart”. É uma das faixas onde o piano recebe bastante destaque, com bateria e guitarra eléctrica, fazendo desta música uma balada pop.

Bound To You” é uma bela canção onde se vê o bom trabalho que Aguilera e Sia fizeram juntas. A música inicia-se com piano e violino, e no decorrer da faixa são adicionados mais instrumentos de cordas. Eu tenho uma pessoal admiração por estes instrumentos, são particularmente tristes e então esta foi a combinação perfeita. Apesar de ser uma balada pop, o seu arranjo musical consegui não a tornar muito actual.

Show Me How You Burlesque” volta a trazer os sopros e as fantásticas sonoridades do jazz, tornando a música muito divertida fazendo com que toda a gente se mexa a ouvir.

Beautiful People” teve 10 compositores, entres eles Nicole Scherzinger, Marilyn Manson e Ester Dean. É a faixa mais comercial, com um som agressivo da guitarra eléctrica.

Com este álbum Christina Aguilera consegui ir às origens e trazer sons que nos dias que correm já não se ouvem. Sou da opinião que este álbum deveria ter sido lançado como álbum de originais e não banda sonora, com mais 2 ou 3 faixas e estava um álbum excelente. Em 10 faixas temos jazz, soul, blues, rock n’ rol, pop! Imagem se tivesse mais faixas. Se Aguilera tem este dom de tornar fantásticas sonoridades que estão em desuso, acho que era um bom investimento para ela. Um dos melhores trabalhos de Christina.

A Melhor: “But I Am A Good Girl”
A Pior: “Beautiful People”

4 comentários:

  1. todas as outras reviews se perderam :( então farei algumas q ficaram por fazer por falta de tempo..

    ResponderEliminar
  2. Boa Rúben, se as puderes fazer regularmente e de álbuns ainda mais antigos, eu n me importo :p

    Esta banda-sonoro é incrível, apesar de como atriz ela n ser nada de especial, Aguilera n desilude com os seus vocais na banda-sonora, está adequadíssima ao filme.

    ResponderEliminar
  3. Asério que achas a Beautiful People a pior?? Acho-a das melhores do álbum (e nao sabia que a Nicole tinha participado na composição).. mas pronto, são gostos xD

    ResponderEliminar