25/09/2012

[Review] "Push And Shove" by No Doubt

2 Comentários
Este ano está a ser um ano riquíssimo em termos de álbuns e lançamentos entusiasmantes e um desses lançamentos mais esperados é mesmo este "Push And Shove", o álbum que marca o aguardado regresso da banda No Doubt.  

Já se passaram 11 anos desde o último álbum de estúdio da banda , "Rock Steady". Conseguem acreditar?

Neste novo disco, a banda pouco se preocupa com as tendências modernas da rádio - basta pensar no coro semi-dubstep na faixa título assistida por Major Lazer.

"Push And Shove", não é mais do que uma celebração ao amor que os No Doubt têm pela pop dos anos 80. Embora a recepção a "Settle Down" não tenha sido unânime, este single não mostra tudo, nem representa o que de melhor podemos encontrar neste cd. Existem muitos outros possíveis singles capazes de fazer esquecer "Settle Down" e até ocasionalmente alcançam ou até ultrapassam a qualidade dos seus maiores sucessos do passado.

"Looking Hot" por exemplo, é facilmente equiparado a "Hella Good" de 2001 ou "Undone" que é a faixa mais próxima da tão aclamada "Don't Speak".

Vamos analisar faixa a faixa? Vamos então conhecer "Push And Shove".

"Settle Down", esta faixa é como um aperitivo do que ainda está por vir. É como uma viagem, é como o regressar às origens de uma banda que já deixava muitas saudades. Não se pode dizer que tenha um grande refrão ou que seja das melhores, nem definiu o caminho que os seus sucessos anteriores definiram, mas é uma boa forma de reunir a comunidade de fãs para celebrar o regresso depois de um hiato prolongado. 

"Looking Hot", agora sim, a verdadeira celebração vai começar e o prato principal vai começar a ser servido. Já anunciada como próximo single, esta "Looking Hot", uma música rock com elementos "dance", é entusiasmante e relembra muito os sucessos do passado da banda. Mal podemos esperar por ouvir Gwen a cantar esta faixa em digressão.

"One More Summer", com esta faixa, a banda mostra um lado diferente de si, é um rompimento com a vibe da pop dos anos 80, para uma pop mais actual, mas que resulta perfeitamente na fantástica performance vocal de Gwen Stefani. Vai ser certamente uma das preferidas dos fãs.

"Push And Shove (ft: Busy Signal & Major Lazer)" a faixa título é uma das mais adoradas pela banda, que declararam significar para eles o mesmo que "Bohemian Rhapsody" significou para os Queen e de facto têm razões para isso. Um refrão completamente viciante que nos faz ter vontade de cantar e abanar a cabeça ao mesmo tempo, é ainda uma música capaz de explorar vários géneros músicas, como pop, rock, dance e o mais entusiasmante, reggae. A única colaboração do álbum tem diversos momentos marcantes nomeadamente o "rap-off" entre a Gwen e o Busy Signal. As letras são também extremamente divertidas algo que já sentíamos falta, por parte desta banda, nomeadamente quando Gwen canta, "La, La, La Vida Loca, We Speedin' It Up Like Soca". Um dos grandes momentos do álbum.

"Easy", esta música diz que é tempo de nos acalmarmos um pouco e aqui isso acontece literalmente. Esta faixa faz mais lembrar o trabalho a solo de Gwen, do que propriamente o trabalho da banda, poderia ter sido facilmente uma das faixas presentes em "Love.Angel.Music.Baby". Está é daquelas faixas que mostra a magnifica voz de Gwen e que ainda é completada com um refrão arrebatador. Mais um grande momento e que funcionará muito bem cantada ao vivo ou até lançada como single.

"Gravity", este é talvez o momento mais pop de todo o álbum. A música é introduzida com o teclado que pode facilmente fazer lembrar "Hey Baby" mas também tem um ciclo de piano que poderia ter sido facilmente emprestado por uma das produções de David Guetta. Este é mais um momento grandioso do album e "We're So Lucky" por poder ouvir canções como esta.

"Undercover", outra grande faixa produzida para ser um "radio hit" e para fazer parte da set-list da aguardada digressão da banda. Explora desconfianças em relacionamentos de longa data e tem uma boa letra. O refrão é bombástico e é mais uma que vale a pena ouvir em modo "repeat".

"Undone", muitos de vós não sabem, mas esta faixa aquando da produção do álbum foi sempre idealizada e concebida para ser o primeiro single, talvez por ser a parente mais próxima do maior sucesso de sempre da banda, a "Don't Speak". Com o tempo os planos alteraram-se e para já, não se sabe se a mesma irá ser lançada, contudo é quase obrigatório que seja. É a melhor balada desde a já referida "Don't Speak" feita pela banda, para além de ser uma das melhores canções deste disco. Esta foi a última canção a ser escrita para o álbum, tudo porque Gwen sentia que não conseguia escrever músicas mais lentas. Esta é portanto a balada que os fãs dos No Doubt esperam há muito a valeu a pena a espera.

"Sparkle",  assim como "Settle Down", é mais um presente para os verdadeiros fãs da banda, pois explora as origens "dancehall" da banda. Esta é uma daquelas canções pop, como só os No Doubt sabem e podem fazer. Não é o momento mais forte do disco, mas é sem dúvida mais uma boa faixa, talvez porque neste album, na realidade, não existem faixas de má qualidade.

"Heaven", mais uma canção de amor criada por Gwen e companhia. Por esta altura também nos sentimos no paraíso, após escutarmos 10 canções e nenhuma delas nos desapontar.

"Dreaming The Same Dream", este foi sem dúvida um álbum enamorado com a pop dos anos 80 e não haveria melhor forma de o encerrar do que com esta faixa digna de aparecer nos créditos finais dum filme também dos anos 80. "Dreaming The Same Dream" é sem dúvida a versão da banda do clássico "Don't You (Forget About Me)". Esta é, com certeza, uma das músicas marcantes da banda que tem a sua carreira a renovar-se e a crescer novamente.

Esta banda estava determinada a regressar em grande e fizeram-no! Voltaram às raízes, para satisfazer os seus antigos e verdadeiros fãs, enamoram os anos 80, para criar a dinâmica perfeita de um regresso há muito esperado e ocasionalmente apresentaram-nos as novas tendências para satisfazer ou atrair novos fãs.

Palavras para quê? 11 anos foi muito tempo, mas valeu a pena a espera, pois a banda voltou mais forte que nunca, mais inteligente e sobretudo com uma vocalista mais bonita que nunca e com uma qualidade vocal exactamente igual ou melhor que o primeiro dia em que a ouvimos. 

É caso para dizer bem-vindos de novo! Tivemos saudades vossas No Doubt.

A melhor: Push And Shove
A pior: Heaven



2 comentários: