15/10/2012

[Review] "Glassheart" by Leona Lewis

10 Comentários
Duas obras de arte. Era tudo o que Leona Lewis tinha construído na sua curta carreira. Desde que Leona começou a aparecer para nós, público, no X-Factor, que se iniciou a criação de uma linha a respeito de Leona. Esta seguiu a via de powerhouse vocalist, mantendo esta linha de diva ballads até "Glassheart", em que Lewis decide abraçar o synthpop e electrónico.

Nos dias de hoje os instrumentos verdadeiros estão a ser substituídos por sintetizadores, instrumentos computorizados. No entanto Leona deixou alguns faixas que fazem parte do seu antigo eu, para não fazer uma transição completa.

Para este álbum Leona chegou-se à frente, colaborando na composição da maioria das faixas que compõe "Glassheart". Além disso foram requisitados nomes de peso como Dr. Luke, Daja, Ryan Tedder, Bonnie McKee, Fraser T Smith e Emeli Sandé.

A abrir o álbum temos o lead single "Trouble", que me parece ter sido a escolha óbvia para a abertura do álbum pois deixa a adivinhar o que se segue. E o que se segue é "Un Love Me" que é sem dúvida uma das minhas músicas favoritas, tem uma letra muito bonita e fala do quão difícil é por vezes sair de uma relação e de como seria tão mais fácil se tudo fosse como o Twitter, em que podemos fazer un-follow, pudesse-mos fazer um un love me ao coração. Apesar de não ser o estilo de Leona, esta música teria imenso potencial como primeiro single.

Chegam aquelas que competem para a melhor faixa do álbum, são elas "Lovebird" e "Come Alive". Ambas são duas musicas midtempo, com boa letra e boa composição e o que as diferencia é que "Come Alive" é a prova viva do resultado que o autotune e os sintetizadores fazem numa balada, pois esta perde imensa qualidade em relação à versão acústica. Portanto "Lovebird" ganha o duelo? Já vemos mais à frente.

"Fireflies" e "I To You" são musicas muito peculiares. Enquanto a primeira é puro cinema, a segunda é completamente Eurovision. Ambas apresentam um gostinho R&B, Em "Fireflies" podem se ouvir dos melhores vocais do álbum.

Na "Shake You Up", produzida por Danja, Leona tenta recriar a disco music que já lá vai. A nível de qualidade é satisfatória, nada de novo, letra vulgar. "Stop The Clocks" é uma música bonita, porém com uma letra muito genérica. Devia arriscar mais nos vocais nesta faixa.

Se há faixa que está a mais no álbum será "Favorite Scar", esta faixa não tem ligação musical do refrão para o resto da música. A ideia está lá, mas não foi bem conseguida. Já "When It Hurts" segue também esta linha, de ter o refrão desconectado do resto, a diferença é que esta tem um refrão muito bom e original, e a composição é bastante melhor, colocando estas duas faixas em patamares diferentes.

"Glassheart" que dá o nome ao álbum e a música mais electrónica do álbum, completamente out do estilo, género ou o que quiser chamar, da Leona. E acontece o mesmo que com "Come Alive", perde muita qualidade. "Firgerprint" é uma balada maravilhosa, tem uma letra linda e representa a "velha" Leona a nível de sonoridade. É uma música muito doce, o mesmo acontece com "Colorblind" em que o acompanhamento ao piano nos relembra o som dramático das músicas de Adele.

A fechar a versão standard está a música "Sugar" que eu simplesmente adoro. Adoro a composição, e letra e fresca e divertida. O som está muito bem construído, com uma sonoridade diferente do habitual. Algo completamente inesperado da parte da Leona, mas com um resultado final bastante bom. Arrisco-me a eleger esta como a melhor música uptempo da Leona.

A versão acústica de "Come Alive" está para lá da perfeição nem é possível descrever, uns vocais extraordinários. E o mesmo acontece com a versão acústica de "Glassheart". Trocando estes 2 acústicos pelas originais, tornaria o álbum menos catchy mais mais perto da perfeição.

A melhor: "When It Hurts"
A pior: "Favorite Scar"

10 comentários:

  1. Não gostei da review, desculpa, decerto que te esforças-te bastante, mas a tua opinião é de que a Leona deveria continuar a lançar baladas e mais baladas e nunca sair da sua zona de conforto, não evoluir, musicas como glassheart ou come alive são a prova viva que a Leona está lá, mas mudou um pouco de som, sem que a qualidade se perca. Hj em dia para as baladas que gostas serem ouvidas tem de existir um primeiro single que chame a atenção! No caso do UK foi trouble, mas espero que quando ela lançar o álbum mundialmente seja come alive ou melhos - glassheart!
    I To you, e das musicas mais classicas do álbum, tem uma produção espectacular, e talvez funcionaria melhor como 1º single no UK, embora o único erro que fizeram em trouble foi cortar a participação do rapper americano do video e da performence do x-factor, a parte dele coloca mais energia na musica!

    ResponderEliminar
  2. "a tua opinião é de que a Leona deveria continuar a lançar baladas e mais baladas e nunca sair da sua zona de conforto"

    Oi? Perguntaste-me a minha opinião e eu esqueci-me que ta dei?! É que se fosse isso eu não teria escrito o que escrevi sobre "Sugar" e "When It Hurts" :)

    Eu esforcei-me para escrever, mas tu não te esforçaste para ler ;) não ponham na minha boca coisas que eu não disse/escrevi.

    ResponderEliminar
  3. Concordo parcialmente contigo Rúben. Concordo quando dizes que a pior faixa do álbum é "Favourite Scar" embora eu ache que não exista nenhuma faixa realmente má. Achei o single "Trouble" mal escolhido... Prefiro a versão com o rapper do que a solo, e acho que foi isso que correu mal... O vídeo oficial sem rapper, a atuação no The X-Factor sem rapper. A Leona apostou mal e podia ter feito algo melhor com a promoção do seu primeiro single. Mas depois de ouvir o álbum, achei que Glassheart tem um nível superior aos dois álbuns anteriores. De Spirit não gostava de "I'm You" nem de "Forgive Me", de Echo não gostava de "Love Letter" nem de "Outta My Head", e tal como disse anteriormente, de Glassheart não desgosto de nenhuma! Mas também posso afirmar que não houve nenhuma música que me tenha entusiasmado tanto como "Happy" e "Bleeding Love". Acho que o álbum tem faixas muito boas, como "I To You", "When it Hurts", "Fireflies", "Sugar" ou até mesmo "Glassheart". Talvez não estejamos habituados a ver a Leona na área do dubstep, mas o facto é que as faixas do álbum Glassheart que estão dentro dessa linha, são muito boas e são prova que não é necessário de escrever letras de "baixo nível" para se criar algo muito bem produzido. Para 2º single, concordo com a opinião de muitas pessoas, acho que a canção "Glassheart" é a que mais pode beneficiar a Leona nos charts e trazer de volta o sucesso que tanto merece.

    ResponderEliminar
  4. A versão acústica de ''Come Alive'' está incrível! Há músicas melhores que ''Trouble'' no álbum, é uma música que vale mesmo pela letra linda que tem.

    Acho bem a Leona ter experimentado algo diferente, tem de evoluir um pouco.

    João por acaso achava ''Outta My Head'' muito boa.

    P.S. - Espero que passe pelo nosso país em digressão :)

    ResponderEliminar
  5. A melhor: I to You.

    O álbum tá todo bom. Excelente.

    ResponderEliminar
  6. Ruben a partir do momento em que varias vezes referes que as melhores musicas são as baladas, a minha interpretação é a de que por ti ela deve seguir a linha das baladas, eu simplesmente interpretei isso! E cada um interpreta como quer, e comenta o que interpretou, expressei-me mal? expressaste.te mal? Não ambos temos interpretações diferentes, esta é a minha!
    E sim luis uma das minhas preferidas é I to You, espero que tenha videoclip, mas não como o video de trouble, mas sim uma coisa de alta produção!

    ResponderEliminar
  7. Desculpa lá Like a Freakshow mas então tens que reler, pois a tua interpretação está errada. Eu concordo que Glassheart e Come Alive estão um pouco electrónicas de mais, se achas que ceder às modas e virar mais "uma" é bom Like a Freakshow...acho que sim ela devia investir!

    ResponderEliminar
  8. Não simplesmente não virou mais "uma" colocou elementos diferentes dos da sua zona de conforto, com um album com tanta balada (maioria muito boa) estas são uma lufada de ar fresco, torna o cd mais comercial, ela experimenta novos sons, e tem musicas mais divertidas de apresentar para um grande publico!

    ResponderEliminar
  9. Também acho que Come Alive não seja tão "comercial" como aqui dizem... Pode ser uma boa tendência, pois a canção está algo de original, e com bons vocais. Quanto a Glassheart, já é mais "comercial", mas viciante, e caso venha a ser lançada tornar-se-á num hit. Isso é garantido.

    ResponderEliminar
  10. acho que tem musicas boas mesmo e tem outras que nem se comenta, muito comercial, mais do mesmo, tipo perde a identidade.

    e por acaso ruben não gosto da when it hurts :P

    ResponderEliminar