17/08/2012

Pussy Riot...two years in Jail!

0 Comentários
Para quem não sabe, ou não está a associar esta é uma banda Russa que estão a ser condenadas por se oporem às ideologias do presidente Vladimir Putin. O que este trio fez foi invadir a catedral ortodoxa de Moscovo e entoaram um cântico contra o político. A juíza responsável pelo caso entendeu que as mulheres agiram de forma premeditada e não mostraram arrependimento pelo sucedido, além disso, violaram a ordem pública e ofenderam os sentimentos dos fieis.

Para além disto as integrantes ainda se dizem vítimas de perseguição politica, e várias organizações de direitos humanos já as consideram presas políticas.

A pena aplicada foi de 2 anos de cadeia. Este caso atraiu grande atenção por parte da comunicação social internacional e também organizações de direitos humanos. Antes do anúncio da decisão, vários manifestantes protestavam contra esta condenação em frente ao tribunal, o resultado é que foram também presos.

De nada valeu os esforços de nomes como Paul McCrtney, Red Hot Chili Peppers e Madonna que apelaram a que soltassem as raparigas e a rainha da pop acabou mesmo por sofrer ameaças de atentados ao seu concerto na Russia e foi ainda chamada de "Cabra Velha" por um membro do governo russo, como foi por nós noticiado.

Que pensam desta condenação? É justa?


Enviar um comentário